top of page

A VITÓRIA DA ESPANHA E A INSATISFAÇÃO COM A FEDERAÇÃO



La Roja sai na frente e leva a melhor contra a Inglaterra em disputa entre estreantes em finais de Copa do Mundo de Futebol Feminino


Com 28 minutos de jogo, Olga Carmona, lateral-esquerda da seleção espanhola, abriu o placar que se manteve o mesmo até o fim do jogo: 1 x 0 para a Espanha. Depois de roubar a bola no meio-campo, a seleção espanhola partiu para o contra-ataque. Mariona enfiou a bola para a lateral-esquerda, que bateu cruzado de dentro da área e marcou o primeiro e único gol da final da Copa.


A Espanha teve, ainda, a chance de marcar mais um gol. Aos 18 minutos do segundo tempo, a seleção vencedora partiu para o ataque novamente. Bonmati pediu um toque de mão dentro da área inglesa. O lance foi analisado no VAR, e marcado o pênalti. Jennifer Hermoso bateu rasteiro do lado esquerdo, mas a goleira Mary Earps defendeu. A inglesa levou a Luva de Ouro, tendo o melhor desempenho entre as goleiras na Copa.


A última chance de gol se deu nos acréscimos. A Inglaterra levou as 11 jogadoras para o ataque na última cobrança de escanteio da partida. A goleira espanhola, Coll, saiu para pegar a bola e eliminou as chances da seleção inglesa empatar a partida.


Apesar da vitória, o clima na comemoração da Espanha deixou ainda mais claro o desconforto das atletas espanholas com o técnico Jorge Vilda, que começou ano passado, após a última edição da Eurocopa. Enquanto a comissão técnica comemorou de um lado, as jogadoras espanholas se afastaram para comemorar entre elas.


Em setembro de 2022, 15 jogadoras espanholas assinaram uma carta para a Federação Espanhola pedindo a demissão do técnico e melhorias estruturais. As atletas ameaçaram renunciar à Seleção caso os pedidos contidos na carta não fossem atendidos. Tendo a Federação Espanhola o mantido no cargo, apenas 3 atletas voltaram para a seleção. Uma das jogadoras que realizou o boicote foi a eleita 2 vezes melhor do mundo, Alexia Putellas, número 11 da seleção. Entre as razões da insatisfação estavam acusações de assédio moral e questionamentos sobre o método de trabalho e sobre o tratamento do treinador para com algumas atletas.


Outra cena, que veio à tona após o fim do jogo, foi o beijo na boca que a atleta Jenni Hermoso, camisa 10 da Espanha, recebeu na entrega da taça da Copa do Mundo – presidente da Federação espanhola, Luis Rubiales, abraçou e puxou a cabeça da jogadora para dar-lhe um beijo no momento em que ela o cumprimentava. Em live pós-jogo, Hermoso revela não ter gostado da atitude de Rubiales.


Por mais que a vitória da Espanha não tenha significado uma vitória total para o futebol feminino por conta da polêmica com o técnico e da negligência da Federação com as jogadoras, a edição de 2023 da Copa do Mundo Feminina significou um grande avanço para o esporte. A edição teve recorde de arrecadação: ao longo do campeonato, foram arrecadados US$ 570 milhões, permitindo uma premiação de US$ 152 milhões para as federações e jogadoras. Trata-se de número 10 vezes maior do que o alcançado em 2015 na edição sediada no Canadá. Foi, também, a primeira vez em que participaram 32 seleções no lugar de 24,além de ter sido a Copa Feminina com a maior audiência em transmissões e maior público nos estádios. Mais um fator inédito nessa Copa foi o fato de todas as confederações continentais terem vencido ao menos uma partida.


Autoria: Gustavo Dias

Revisão: Anna Cecília Serrano e Luiza Parisi

Imagem de capa: CNN Brasil

__________________________________________________________________

Bibliografia:


Copa: Em duelo de melhores do mundo, espanhola leva a melhor sobre inglesa. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/08/20/final-melhores-do-mundo-copa-feminina.htm>. Acesso em: 23 ago. 2023.


Espanha 1 x 0 Inglaterra | Copa do Mundo Feminina da FIFATM: melhores momentos. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo-feminina/jogo/20-08-2023/espanha-feminino-inglaterra-feminino.ghtml>. Acesso em: 23 ago. 2023.


Técnico da Espanha comemora título mundial separado de jogadoras; veja. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo-feminina/noticia/2023/08/20/tecnico-da-espanha-comemora-titulo-mundial-separado-de-jogadoras.ghtml>. Acesso em: 23 ago. 2023.


Espanha domina Inglaterra e conquista título inédito da Copa do Mundo feminina. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/espanha-domina-inglaterra-e-conquista-titulo-inedito-da-copa-do-mundo-feminina-npres/>. Acesso em: 23 ago. 2023.


CRUZ, J. Espanha derrota Inglaterra e conquista primeiro título da Copa do Mundo Feminina. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/espanha-derrota-inglaterra-e-conquista-primeiro-titulo-da-copa-do-mundo-feminina/>. Acesso em: 23 ago. 2023.


Jenni Hermoso, da Espanha, leva beijo na boca durante entrega da taça da Copa; veja vídeo. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo-feminina/noticia/2023/08/20/jenni-hermoso-da-espanha-leva-beijo-na-boca-durante-entrega-da-taca-da-copa-veja-video.ghtml>. Acesso em: 23 ago. 2023.




Comments


bottom of page