top of page

ARTEMIS II: OS PRIMEIROS ASTRONAUTAS COM DESTINO À LUA EM CINQUENTA ANOS


A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência Espacial Canadiana (CSA) anunciaram, no início de abril, o nome dos quatro astronautas que irão protagonizar a próxima missão tripulada — a primeira em mais de cinquenta anos — do homem à Lua. A bordo do Artemis II, Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen irão embarcar a caminho do satélite natural em novembro de 2024.


Atualmente, a última viagem tripulada à Lua foi realizada em 1972: a Apollo 17.


Desde então, a NASA concentrou seu foco em pesquisas científicas e em desenvolvimento de tecnologias, de modo a estudar a Lua através de missões em órbita lunar, de pouso (sem astronautas), do Rover Lunar — um veículo robótico que explora a superfície — e de estudos de impacto (lançamento de objetos para análise geológica).


O período de cinco décadas no qual não ocorreu nenhuma missão tripulada atrai curiosos sobre o assunto. Por que a NASA parou de enviar astronautas à Lua? A resposta é simples: o programa estava se tornando muito custoso para o governo dos Estados Unidos, e a decisão do Congresso foi a de reduzir os gastos e direcionar esses recursos para outros projetos.


Essa decisão também partiu da própria agência espacial, pois, ao perceber a falta de apoio e de motivação pública após a volta da Apollo 17 à Terra, ela passou a concentrar seus investimentos em áreas como a construção de estações espaciais e a exploração do espaço profundo.


Tendo isso em vista, a NASA pretende voltar a enviar astronautas nessas viagens por vários motivos. A necessidade de conduzir novas descobertas para entender melhor a história e evolução do satélite e o sistema solar, o objetivo de estabelecer uma presença humana sustentável na Lua e as ações preparatórias para futuras missões tripuladas a Marte estão entre as principais razões.


“Essa missão abre o caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresenta a Geração Artemis, assim como novas oportunidades para descobertas científicas e para parcerias comerciais, industriais e acadêmicas”, afirmou a Diretora Vanessa Wyche (NASA Johnson). A Geração Artemis é uma expansão do programa espacial americano Apollo, e seu objetivo é levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua.

A tripulação da Artemis II é composta por três astronautas estadunidenses da NASA e um canadense do CSA.


Reid Wiseman, de 47 anos, é um aviador naval condecorado, que se tornou astronauta da NASA em 2009. Essa será sua segunda viagem ao espaço. Em 2014, ele atuou como engenheiro de voo na Expedição 41, na Estação Espacial Internacional, e será o comandante da missão Artemis II.


Victor Glover, de 46 anos, será o piloto, e essa também virá a ser sua segunda ida ao espaço. Glover participou da Expedição 64 e é o primeiro homem negro a compor uma equipe de missão com destino à Lua.


Representando outro marco histórico, Christina Koch, de 44 anos, será a primeira mulher a ir à Lua. A astronauta atuou nas Expedições 59, 60 e 61 como engenheira de voo, e sua função na Artemis será como Especialista em Missões 1.


O único canadense na missão é Jeremy Hansen, de 47 anos, e essa será sua primeira viagem ao espaço. Coronel das Forças Armadas Canadenses e antigo piloto de caça, ele foi recrutado pela CSA em 2009 para iniciar seu treinamento de astronauta. Hansen será o Especialista em Missões 2.


“Pela primeira vez em mais de cinquenta anos, esses indivíduos — a tripulação da Artemis II — serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Nesta tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa de cor e o primeiro canadense em uma missão lunar, e os quatro astronautas irão representar o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse Vanessa Wyche.


A Artemis II abre o caminho para as novas descobertas do espaço no século XXI. Apesar de suceder outras seis viagens tripuladas à Lua, ela é pioneira em termos de inovação, tecnologia moderna, diversidade e estudos para futuros projetos da NASA, e, por isso, sua importância ultrapassa os limites de qualquer outra missão já realizada.


Autoria: Gabrielle Park

Revisão: Anna Cecília Serrano e Luiza Parisi

Capa: Press Release / NASA

_______________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

[1]: O’SHEA, Claire. NASA Names Astronauts to Next Moon Mission, First Crew Under Artemis. National Aeronautics and Space Administration, Washington, abril de 2023. Disponível em:

[2]: WATTLES, Jackie; STRICKLAND, Ashley. The four astronauts NASA picked for the first crewed moon mission in 50 years. CNN, abril de 2023. Disponível em:


תגובות


bottom of page