O Agente Secreto é indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional
Nesta quinta-feira (22), o longa O Agente Secreto foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
.png)
Nesta quinta-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar em 24 categorias, dentre elas a categoria de Melhor Filme Internacional, na qual o longa-metragem brasileiro O Agente Secreto foi indicado.
O Agente Secreto, retrata o Brasil de 1977 durante o Regime Militar, acompanhando o protagonista Marcelo, interpretado por Wagner Moura. O protagonista tem de se mudar de São Paulo para Recife em busca de paz, mas lá se vê obrigado a integrar uma rede de espionagem e conspirações políticas.
Essa indicação se torna a quinta brasileira na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. A primeira foi em 1963 com o filme O Pagador de Promessas de Anselmo Duarte, seguido de O Quatrilho de Fábio Barreto em 1996, Central do Brasil em 1999 e Ainda Estou Aqui em 2025, ambos de Walter Salles. Dentre essas, somente Ainda Estou Aqui venceu o prêmio, sendo o primeiro longa-metragem brasileiro a vencer a premiação.
A obra de Kleber Mendonça Filho já realizou o feito de vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional, o que Ainda Estou Aqui não alcançou no ano passado; agora resta saber se O Agente Secreto também vencerá o Oscar na categoria. A cerimônia do Oscar ocorrerá na noite do dia 15 de março de 2026 e será transmitida pela TV Globo.
Revisado por Pedro Anelli Bastos
