Wagner Moura é indicado ao Oscar de Melhor Ator por O Agente Secreto
Nesta quinta-feira (22), Wagner Moura se tornou o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Ator.
.png)
O ator Wagner Moura foi indicado, nesta quinta-feira (22) ao Oscar de Melhor Ator por sua participação em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A nomeação coloca o brasileiro entre os principais intérpretes do cinema mundial e marca um novo capítulo histórico para o país na premiação, especialmente após a indicação de Fernanda Torres, na edição anterior.
Como era de se esperar, tal indicação veio após uma trajetória sólida na temporada de prêmios. Recentemente, no dia 11 de janeiro, Wagner Moura venceu o Globo de Ouro 2026, também na categoria Melhor Ator em Filme de Drama, resultado que, ao lado do reconhecimento no Critics Choice Awards e no Festival de Cannes, fortaleceu a campanha do filme e ampliou sua visibilidade entre os votantes da Academia.
A performance de Wagner Moura foi amplamente elogiada pela crítica internacional, que destacou a complexidade emocional, a contenção e a profundidade dos personagens vividos em O Agente Secreto, já que além de interpretar Marcelo (ou Armando) em diferentes idades, também interpretou seu filho, Fernando. A atuação é apontada como um dos pilares do filme, conduzindo a narrativa com intensidade e precisão dramática.
A indicação consolida Wagner Moura como um dos grandes nomes do cinema internacional e reforça mais uma vez a força do cinema brasileiro. Ele deu voz ao vilão Lobo em Gato de Botas 2: O Último Pedido, animação de sucesso mundial, integrou o elenco do filme Guerra Civil, ao lado de Kirsten Dunst, e marcou época ao protagonizar a série Narcos, da Netflix, no papel de Pablo Escobar. Na corrida pelo Oscar, cuja cerimônia acontece em 15 de março, o reconhecimento do ator também reafirma o impacto do Brasil nas principais premiações da indústria cinematográfica. Será que Wagner vai vingar o resultado da última premiação e levar o prêmio para casa? Acompanhe a cobertura da premiação na Gazeta!
Revisado por Ana Carolina Clauss e Pedro Anelli Bastos
