top of page

GAMESTONKS: COMO MEMBROS DE UM FÓRUM ONLINE VENCERAM WALL STREET!



Pessoas na internet se unem a partir de causas em comum já há algum tempo, contudo, a história que estou prestes a contar é, muito provavelmente, algo que nunca foi visto em iguais proporções, pelo menos não dessa forma. Afinal, não é todo dia que integrantes de um fórum online promovem uma valorização de mais de 2000% em uma ação, fazendo com que a mão (não tão) invisível do mercado dê um tapa na cara de alguns dos principais fundos de investimentos do mundo, causando prejuízos bilionários.


No centro dessa história está a GameStop, uma empresa americana fundada em 1984 que tem como principal atividade a venda de consoles e jogos em mídia física. Esse modelo de negócios acabou se tornando ultrapassado com o passar do tempo já que, se você, assim como eu, gosta não só de videogames, mas também de economizar dinheiro e idas ao shopping, suas compras de jogos provavelmente são em mídia digital - você compra e baixa o jogo da sua casa - o que torna desnecessária a ida à loja física. Com a chegada da pandemia e a tendência das pessoas de saírem menos às compras, a situação da empresa e seus números de rentabilidade, que já estavam ruins, pioraram ainda mais.¹


Foi então que alguns fundos de investimento, vendo a péssima situação da GameStop, decidiram apostar contra a empresa e “shortear” suas ações. Mas afinal, o que é “shortear” uma ação? Bom, vamos supor que João seja um revendedor de canecas e que, por algum motivo, ele acha que o preço das canecas verdes vai subir nas próximas duas semanas. O que João faz é bem simples – compra as canecas verdes hoje e espera vendê-las por um preço maior no futuro – se elas custam 5 reais hoje e passarem a custar 10 reais em duas semanas, ele terá ganho dinheiro. Contudo, João acha que o preço das canecas azuis, ao contrário do das verdes, vai cair. Ele poderia apostar e ganhar dinheiro com essa queda? A resposta é sim. Para isso, ele precisaria alugar canecas azuis e vendê-las pelo preço atual, – 5 reais, por exemplo – com a condição, é claro, de comprá-las no futuro para devolvê-las às pessoas de quem ele alugou. Se nessa compra futura o preço tiver caído para 2 reais, por exemplo, João lucrará a diferença entre o preço de compra e venda - 3 reais, no caso.


E é exatamente essa segunda operação que é chamada de “shortear” ou “entrar vendido” – vender algo que ainda não possui, esperando que seu preço caia para lucrar com a diferença. Porém, existe aqui um detalhe muito importante! Vamos supor que João esteja errado: o preço das canecas verdes cai e das canecas azuis sobe. Na operação em que João compra as canecas verdes por 5 reais, o pior que pode acontecer é o preço ir a 0 e ele perder 5 reais por caneca. Já na operação em que ele entra vendido nas canecas azuis, para que ele perca os mesmos 5 reais por caneca, o preço teria que subir de 5 para 10 reais. Mas o que acontece se o preço sobe para 15, 30, 100, 500 reais? Nesse caso, dependendo da quantidade de canecas “shorteadas”, João teria que fazer um financiamento e estaria numa situação bem complicada. O pulo do gato é que as perdas quando se compra uma ação são limitadas pelo preço dela, ao passo que são ilimitadas para quem entra vendido - não existe teto para quanto o preço de uma ação pode subir. Acho que agora você já sabe mais ou menos onde isso vai dar.


Pois bem, os fundos começaram a entrar vendidos em um nível tão intenso que a GameStop se tornou a empresa mais “shorteada” dos Estados Unidos – a relação entre vendidos e comprados chegou a 140%², ou seja, havia mais pessoas vendendo do que comprando as suas ações – o que significa que muitas estavam sendo alugadas. Contudo, uma coisa era certa: o mercado financeiro não é como aquele seu “amigo” que pega seu livro emprestado e diz “te devolvo qualquer dia” - existem prazos, e em algum momento as ações da GameStop teriam que ser compradas por esses fundos e devolvidas aos locadores. Com isso, poderia ocorrer um movimento chamado de “short squeeze", que acontece quando o preço de uma ação que está sendo muito “shorteada” sobe graças a algum choque externo ou à grande quantidade de pessoas comprando com o objetivo de devolvê-las e finalizar a operação, o que força mais pessoas que também estão vendidas naquela ação a comprarem, fazendo os preços continuarem subindo.


E é aqui que entra o fator que torna toda essa história muito interessante. Membros de um fórum no Reddit chamado “WallStreetBets” - formado por pessoas comuns que comentam e postam memes sobre mercado financeiro na internet - perceberam a grande quantidade de pessoas vendidas em ações da GameStop e decidiram provocar um short squeeze coordenado. O que eles fizeram foi, em conjunto, comprar uma quantidade gigantesca dessas ações, fazendo com que o preço delas subisse. Os fundos então, que estavam “shorteados”, entraram em desespero e começaram todos a comprar as ações também, o que, pela boa e velha lei da oferta e da demanda, fez com que os preços subissem ainda mais. A ação que dia 12 de janeiro havia fechado em US$19.95, chegou a ter alta de US$483.00 no dia 28 - uma valorização de mais de 2300% em pouco mais de duas semanas.³


O que aconteceu depois disso foi gente comum e assalariada ficando milionária e gente muito rica quebrando como nunca achou que fosse quebrar na vida. No total, os investidores que estavam vendidos perderam 23.6 bilhões de dólares nessa brincadeira - a Melvin Capital, um dos principais fundos que “shorteia” ações, perdeu sozinha cerca de 3.75 bilhões de dólares!⁴ Nesse cenário caótico, uma das principais corretoras utilizadas pelos participantes do Reddit para comprar ações, a Robinhood - que tem relações financeiras com fundos como a Citadel e a própria Melvin - teve um transtorno de personalidade e decidiu proteger os amigos ricos - bloqueou as compras de ações da GameStop no dia 28/01⁵. A corretora que, ironicamente, cresceu com o lema “investir é para todos”, vai ter que enfrentar algumas ações na justiça americana após essa decisão, afinal, se o mercado é livre, ele é livre para todos, inclusive quando seus principais investidores e bancos se ferram. Enquanto isso, alguns membros do WallStreetBets podem muito bem estar voando de primeira classe para as Bahamas ou comprando suas mansões em bairros nobres, esperando a próxima oportunidade para atacar e vencer.



Imagem de capa: Spencer Platt/GettyImages

Revisão: Glendha Visani


______________________________________________________

REFERÊNCIAS:


bottom of page