top of page

CASA DE BONECAS EM UMA PERSPECTIVA FEMINISTA

Nossa redatora, Victória Rieser, compartilhou uma resenha da peça teatral norueguesa Casa de Bonecas sob uma ótica feminista


Casa de Bonecas é um drama de Henrik Ibsen, que retrata os convencionalismos sociais e a hipocrisia presente no final do século XIX, Ibsen descreve a figura da mulher como um ser não pensante, dependente material e psicologicamente da figura masculina. Através do realismo, determinismo, injustiça e hipocrisia os conflitos entre classes sociais e gêneros são perfeitamente retratados. A desconstrução da figura feminina como um dos elementos pioneiros do movimento feminista é fortemente retratada na peça e tem grande importância dado que abordam a uma discussão inovadora para o ano de 1879.


A história inteira se passa dentro da casa dos protagonistas, a mulher Nora e o marido Torvald. No livro, de maneira muito natural; a velha história: esposa submissa que fica presa dentro de casa educando os filhos e o marido autoritário sustentando a família e educando a mulher. A desvalorização da protagonista é vista como elemento cultural. Nora, a mulher-boneca, vive em uma realidade ilusória, tudo aparenta ser maravilhoso, porém sua felicidade é extremamente superficial. Manipulada por seu marido Torvald, a personagem segue à risca as regras estipuladas pelo homem da casa. Além de seguir regras, é tratada com desdenho, insignificante tanto para o marido quanto para a sociedade machista em que vivia.


O personagem masculino trata a figura feminina como uma boneca totalmente controlável, sem identidade, um tratamento de pai para filha. A realidade dela são os filhos com quem brincava como se fossem bonecos. Ela própria é como um “bibelô” que apenas enfeita a sala. Possuía um corpo silenciado. Situação que ainda é encontrada com frequência na sociedade contemporânea: mulheres sendo vistas como meras bonecas, brinquedos, objetos, que evitam esboçar reação de cortar as cordas as quais as prendem e a submetem.

A sociedade espera, como de costume, que Torvald, marido de Nora, continue a tratando de maneira desprezível. Entretanto, o homem não consegue sustentar a relação entre forte e fraco que enxerga as mulheres como seres inferiores, não-pensantes e incapazes de realizar atividades complexas. Mesmo que a figura masculina por si só seja opressora, o autor dá pequenos indícios de que os próprios homens estão sujeitos a uma relação condicionada e não sustentável e que ela chega a seu fim quando as mulheres finalmente entendem a frustração que é o patriarcado. Em palavras modernas, o fim chega pelo ato em que se concede o poder de participação social às mulheres, no momento em que é garantido que todas possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, com total igualdade entre os gêneros, ou, comumente dizendo, empoderamento feminino.


Casa de Bonecas impactou a sociedade da época à partir do momento em que as mulheres trocam os papéis. O autor muda o destino da personagem em um momento em que revoluciona o pensamento retrógrado da época com um ato de liberdade. Nora tira suas máscaras e abandona seus filhos e marido em busca de felicidade, o que embora de forma chocante, modifica a visão da sociedade sobre seres até então não pensantes. Elemento esse, que é palavra de ordem no feminismo contemporâneo. Em vez de se apegar ao politicamente correto, as ativistas passaram a fazer o contrário: se apropriam dos ataques que recebem, apostando na subversão como estratégia de combate. É uma face provocadora, de choque, que representa a exaustão.


Ibsen não via humanidade na ideia de alguém ser destinado à submissão devido ao fato de nascer mulher. Não que o autor deva ser enaltecido, mas a visão contrária ao ideal da época de que ser mulher não é questão de ser pequena e frágil boneca, foi um marco. As ideias feministas contidas na obra de Ibsen, podem contribuir para a emancipação feminina na sociedade vigente, pois evidenciam que as mulheres não devem buscar se encaixar nas expectativas alheias, mas enxergar-se como um indivíduo autônomo e capaz, libertando-se dos estereótipos formados a partir da sociedade machista que enaltece o homem como o centro de tudo. A luta feminista embora seja antiga, ainda se encontra com igual, ou maior força. Assim como todos os movimentos sociais da história, ela também passou por mudanças. Cabe a nós entendermos as mudanças existentes e notarmos as possíveis semelhanças do feminismo contemporâneo com o daquela época.

bottom of page