top of page

O QUE VEM POR AÍ EM 2019


Para começar o ano, o nosso redator Gabriel Freitas organizou um compêndio de eventos esportivos que nos aguardam em 2019




Para iniciar o ano com a coluna de esportes, nada melhor do que os principais acontecimentos do ano na vida esportiva. Para isso, este texto terá mais a cara de uma listagem dos eventos com algumas informações.

Esse ano de 2019 contará com três grandes eventos do mundo dos esportes. O principal deles, que merece grande destaque são os Jogos Pan-Americanos. O maior evento esportivo da América terá como sede Lima no Peru, ocorrendo entre 26 de julho e 11 de agosto. Serão mais de 400 provas de 39 modalidades que envolvem ao todo 41 delegações. Surgem como novas modalidades o fisiculturismo e o surfe, além do surgimento do skate dentro da modalidade patinação e do “kata” no caratê. Vale ressaltar que a partir de 23 de agosto se iniciam os Jogos Para Pan-americanos, também em Lima.

O segundo grande evento é a Copa do Mundo de Basquete Masculino da FIBA. O evento ocorrerá na China entre 31 de agosto e 15 de setembro. As eliminatórias ainda estão ocorrendo, se estendendo, pelo menos nas Américas, até fevereiro. Vale ressaltar que a Copa do Mundo de Basquete Feminino FIBA ocorreu em 2018 na Espanha. Sem a participação da seleção brasileira que não conseguiu se classificar, foi vencida pelos Estados Unidos em uma final contra a Austrália. A Espanha, time da sede, ficou com o bronze. Já o terceiro e último grande evento esportivo do ano ocorrerá entre os dias 20 de setembro e 02 de novembro no Japão. É a copa do mundo de rúgbi que contará com vinte seleções. Infelizmente a seleção brasileira não se classificou após uma derrota contra o Uruguai.

Partindo agora para eventos pontuais, no futebol logo em janeiro começamos com a Copa São Paulo de Futebol Júnior que vai até dia 25 deste mês, estando atualmente no momento de suas semifinais. No futebol feminino, o São Paulo instaurou o dia do Futebol Feminino Tricolor celebrado com a contratação de Cristiane e juntamente com o anúncio do retorno do clube aos campeonatos nacionais. Com a participação do São Paulo, a série “A1” contará com a presença de 16 equipes enquanto a “A2” contará com 26, sendo que o campeonato terá duração de março até setembro. Avançando agora para o futebol masculino, a Copa Libertadores se inicia nesta terça-feira dia 22/01, sendo que a participação de times brasileiros se dará apenas no dia 05/02 com a estreia do Atlético Mineiro na fase pré-libertadores. O campeonato brasileiro se iniciará só no dia 28 de abril.

Neste mês também está acontecendo o Australian Open, um dos 4 grand slams (principais torneios da modalidade, possuindo maiores visibilidade, premiação e pontuação no ranking) do tênis. O torneio vai até o dia 27 de janeiro, contando com a presença de tenistas como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Simona Halep, Angelique Kerber e Naomi Osaka.

Esse é o apanhado geral dos três grandes eventos esportivos programados para esse, além de uma listagem de alguns acontecimentos do mundo dos esportes neste mês de janeiro. E assim inauguramos a coluna de esportes da Gazeta.

bottom of page