URGENTE: CÁRMEN LÚCIA VOTA PELA CONDENAÇÃO DE BOLSONARO E STF FORMA MAIORIA PELA PRISÃO DO EX-PRESIDENTE
- Ornito Vargas
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Após os votos de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Luiz Fux, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento da trama golpista na sessão de hoje. A ministra Cármen Lúcia acompanhou o relator e votou pela condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.
Em relação a suposta organização criminosa que seria liderada por Jair Bolsonaro, a ministra observou: “"No caso, uma organização criminosa que buscava o poder, que queria atingir e sequestrar a alma da República, impedindo a validade do processo eleitoral". Cármen Lúcia também verificou a gravidade e as provas necessárias para a condenação do ex-presidente pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito: "O panorama fático está demonstrado, está comprovada a violência e a grave ameaça".
Na prática, com o voto de Cármen Lúcia, o STF forma maioria pela condenação de Jair Bolsonaro. O ex-presidente se torna o primeiro presidente da história do Brasil a ser condenado por uma tentativa de golpe de Estado. Para a conclusão do julgamento, ainda é necessário que o voto do presidente da 1ª Turma, Cristiano Zanin, seja proferido.
Autoria: Reportagem Gazeta Vargas
Comentários