top of page

CARNAVALESCO

"Que saudades do carnaval". Presumivelmente o festival mais popular do Brasil, o Carnaval é um feriado centenario que faz parte da identidade de nossa nação. É certo compactuarmos com preceitos ofensivos que há anos são proliferados em sua celebração? Chegou a hora de não só postar fotos relembrando os dias passados com seus amigos, mas também problematizar alguns dos eixos do carnaval brasileiro

O problema

E agora que chegou a época de postar aquela fotinho bebendo na rua com seus amigos, com muita cor e brilho, e colocar “Já bateu saudades do carnaval” na legenda, devemos nos perguntar: Saudades para quem? E nossos pais que dizem que o carnaval já não é mais o mesmo, devem se entristecer?

Um dos eixos principais do carnaval brasileiro é a música. Entre as várias funções (desejadas ou não) da música, está a de ensinar ou relembrar o passado. A História está escrita, sob alguma perspectiva específica, nos versos e nas estrofes de uma canção. Como objeto artístico, pode ter também caráter de entretenimento e/ou crítica. No entanto, se analisada como ato moral, a música é também uma maneira de reforçar valores.


Em uma canção, a língua é mãe e inimiga: expandem-se os horizontes por meio de figuras de linguagem como a sinestesia, cacofonia ou metáfora. O combo de palavras diferentes ou iguais, com sentidos diferentes ou iguais e tom diferente ou igual, multiplicam as possibilidades. Há palavras que mudaram de significado ou conotação no decorrer do tempo. Portanto as palavras também amaldiçoam o autor com suas ambiguidades: onde houver espaço para mais de uma interpretação, há também espaço para a ofensa. E questiona-se cada vez mais: devem as letras das músicas adequar-se ao contexto?


Há nas marchinhas de carnaval um grande acervo de palavras e motivos preconceituosos e ofensivos. Versos como "mas como a cor não pega, mulata / mulata eu quero o teu amor"(Teu cabelo não nega), "Parece que é transviado /Mas isso eu não sei se ele é/Corta o cabelo dele!" (Cabelereira do Zézé), “E a Maria Escandalosa/ é muito prosa, é mentirosa/mas é gostosa” (Maria Escandalosa) são um retrato de um momento e um lugar na história, uma circunstância na qual não se questionavam certos preconceitos e objetificações.


A solução

Não há consenso de como se deve lidar com essas marchinhas na atualidade. Se o racismo, a lgbt-fobia e outras discriminações são crimes, deve a reprodução de tais músicas ser proibida?


Na Bahia existe uma lei estadual, sancionada em 2012, conhecida como Lei Antibaixaria. O texto prevê fiscalização, com circulação pelos blocos a desfilarem no Carnaval e multa de R$ 10 mil para gestores públicos estaduais que contratarem artistas com letras ofensivas às mulheres.


Outra abordagem possível é a de mudar as letras de marchinhas tradicionais. Músicas famosas como Cabeleira do Zezé (…) foram parodiadas para atenderem a critérios mais respeitosos. A letra original ("será que ele é?") virou "ele pode ser o que ele quiser". Há blocos que, em vez de cantar “corta o cabelo dele”, em Cabeleira do Zezé, canta “deixa o cabelo dele”. Enquanto isso, novas músicas que respeitem os valores da sociedade atual são mais que bem-vindas.


A repercussão

"Sempre detestei A Cabeleira do Zezé por causa do refrão “corta o cabelo dele”, que é repetido como incitação a um quase linchamento. Mas não tenho vontade de proibir nada.”, diz Caetano Veloso ao se posicionar contrário à proibição de marchinhas ofensivas.


Já Pedro Ernesto Marinho, presidente do Cordão da Bola Preta, um dos mais tradicionais blocos do Rio de Janeiro, se posicionou também a respeito: “Não consideramos essas marchinhas ofensivas. Quem as compôs, certamente, não tinha essa intenção. Carnaval é uma grande brincadeira. Essa polêmica não vai levar ninguém a lugar algum e até desmerece o carnaval”.


João Roberto, compositor de marchinhas, destaca o sentido, mais que a linguagem, na composição: “as músicas são sátiras ou até mesmo homenagens, como no caso de “Mulata Bossa Nova”, cuja inspiração foi Vera Lúcia Couto, primeira negra a concorrer — e ganhar — o concurso de Miss Brasil.”


O pesquisador musical Renato Phaelante, traz uma abordagem diferente: "A música é uma forma de opinar sobre a política e o social e o Carnaval é época das sátiras, de despertar o humor. Se a música faz parte da história da MPB, por que omitir? Disseram que Rui Barbosa mandou rasgar documentos da escravatura e isso foi prejudicial para a história. Acho que a música, em si, é um documento, e pode vir a interferir na sociedade em seu tempo. Era uma coisa natural do começo ou de meados do século 20. O que não faz sentido é compor, nos dias de hoje, uma música naqueles mesmos moldes, porque estamos em um tempo no qual os preconceitos estão sendo derrubados".


E para não esquecer...

Mas não é só de música que se faz o carnaval. Entende-se que existe nesse feriado um espaço para a diversidade cultural, exemplificado pela grande gama de gêneros musicais e fantasias identificados nos blocos de rua. Considerando-se o tripé da cultura – abstração, produção e comunicação – encontra-se um dilema entre a expressão cultural e o consumismo.


A confecção de fantasias, referente ao segundo termo mencionado (produção) tornou-se massificada na indústria carnavalesca. A criatividade e personalidade são desestimuladas com o crescente consumismo (comprar fantasias). Pode-se relacionar isso com o duplo vínculo da cultura (permite nos expressarmos livremente, mas estabelece limites para o que é bem visto), pois a indústria da moda possibilita que até mesmo quem não tem habilidades têxteis use fantasias complexas, mas apenas dentro do escopo de possibilidades que a própria moda cria. Pode-se traçar um paralelo entre a liberdade e o consumismo também na questão de fantasias ofensivas por meio da apropriação cultural (a exemplo da fantasia de índio) ou na situação da privatização da folia.


Que saudades do carnaval.


bottom of page