top of page

ENECAP 2022



Entre os dias 5 e 7 de agosto aconteceu o Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas de 2022, conhecido como XX ENECAP.


Nove alunos de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas viajaram até Fortaleza para participar do evento. A capital cearense foi eleita sede do evento pela primeira vez após 20 edições do encontro.


“Acredito que, ao ocorrer em uma capital nordestina, o evento permitiu uma maior abrangência não apenas de tópicos, mas de visões acerca da realidade social brasileira e dos aspectos positivos e negativos do campo de políticas públicas. Fugindo do referencial sudestino e das metrópoles que, de certa maneira, trariam um viés sobre as políticas públicas e os temas pautados. Assim, a diversidade de vozes, perspectivas e opiniões contribuiu de uma forma que, acredito eu, não teria sido a mesma caso o ENECAP 2022 fosse em outro lugar.” conta Arthur Aquinello, aluno do 2º semestre de Administração Pública e beneficiado pelo sorteio de vagas para o Encontro.


O ENECAP reúne estudantes, egressos, professores, pesquisadores e profissionais do campo de públicas para discussão de ideias, propostas e soluções inovadoras para a melhoria do setor público, além de ser um espaço para troca e produção de conhecimento entre os administradores públicos.


Diferente de outras edições, o encontro de 2022 foi guiado por 3 eixos temáticos: Inovação da Gestão Pública, Campo de Públicas: panorama e perspectivas e Política de Transformação Social. A partir desses focos, os integrantes realizaram uma análise da trajetória do setor público, transpassando pelo impacto da inovação e pelos efeitos causados na sociedade brasileira.


“A experiência de vivenciar o ENECAP foi incrível e completamente transformadora. Acho muito importante pro aluno de AP ter esse tipo de vivência e espero muito que a gente possa organizar o próximo ENECAP em São Paulo, porque, de fato, a experiência é engrandecedora, é o que te faz ter vontade de ser político e de trabalhar na área que a gente estuda.” relata Gabriel Domingues, aluno do 6º semestre de Administração Pública.


“Entrei na faculdade e na área de VPAP no início de 2020 e não pude viver várias experiências que a GV e o Diretório Acadêmico (DAGV) proporcionam por conta da pandemia. A chance de conseguir participar do ENECAP depois de tanto tempo sem atividades presenciais, e de finalmente poder vivenciar o evento, tendo até então somente ouvido falar sobre ele pelos veteranos, foi muito recompensadora!” acrescenta Júlia Klein, também aluna do 6º semestre de Administração Pública.


Durante os 3 dias, os alunos puderam participar de palestras, rodas de conversa e oficinas educacionais sobre diversos temas que circundam a administração pública, como segurança pública, transformação social, diversidade, mercado de trabalho e inteligência artificial.


O Diretório Acadêmico, gestões Pontes e Norte, foi responsável por custear a viagem a Fortaleza e os ingressos do evento. Para isso, foi realizado um sorteio entre os alunos que enviassem um artigo científico e atingissem uma nota acima de 7 pontos.




Já para o Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas de 2023, duas chapas concorrem para sediar o evento, uma delas é formada pelo Diretório Acadêmico da FGV! E você pode conferir os preparativos para eleição no perfil @enecap_sp no Instagram.

bottom of page