top of page

FEVEREIRO


Fiquem atentos aos principais eventos do mês de fevereiro! A nossa redatora Camila Merino compartilhou conosco as principais premiações, eventos e indicações de séries e filmes.



PREMIAÇÕES

Em clima de premiações internacionais, o mês está sendo contemplado pelo Festival de internacional de cinema de Berlim, que ocorre durante os dias 7 ao 17. Durante o período, são premiados com um urso os filmes mais prestigiados do mundo. Por premissa, diretores que inovam em plots representativos são colocados em destaque; o Brasil, esse ano, teve a obra Greta, dirigida por Armando Praça, posta dentre as mais importantes que trata sobre a temática LGBT, acompanhada pelo longa Temblores e o documentário Lemebel, os três de representantes latino americanos.

Ademais, o filme de Wagner Moura, Marighella, foi hoje exibido pela primeira vez no festival alemão, o qual também contou com o pernambucano Divino Amor e o documentado Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar. Em sua principal competição, concorrem ao urso de ouro 19 filmes representados, em maior parte, pelo cinema europeu.

Ao final do mês, ainda, ocorrerá outra renomada premiação, o Oscar. No dia 24 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiará o melhor filme, roteiro, diretor, ator e atriz, além de edição, fotografia e outras categorias de efeitos sonoros e visuais. Por ora, o norte-americano Green Book segue como favorito, e o drama Roma é acompanhado pelo A favorita como liderança nas indicações.

EVENTOS

Durante o final de semana, a cidade de São Paulo contará com eventos como o Festival de Churrasco e Cerveja Artesanal, o qual ocorrerá no Memorial da América Latina, com entrada gratuita e atrações musicais. A Campus Party, evento de tecnologia e inovação, está acontecendo nesta semana, e será prolongada até o dia 17, contando com workshops, palestras e até simuladores que tratarão de assuntos que vão de startups até ao mercado de games. Ao final do mês, ainda será possível fazer uma Tour pelo centro da Cidade de São Paulo e acompanhar exposições como a do artista alemão Rugendas, um dos primeiros a retratar o Brasil, situada na CAIXA Cultural São Paulo, e o ensaio sobre a cor baseado nas obras de Lasar Segall, exposto no SESC 24 de maio.

INDICAÇÃO DO MÊS

A série “Atlanta”, concebida pelo canal televisivo FX e agora disponível na plataforma de streaming netflix, merece destaque pelo plot dramático sem deixar de lado um tom de comédia. Já renovada até a terceira temporada, aborda a história de primos que adentram o cenário de rap em Atlanta. Durante as temporadas, referências a grandes nomes do rap da atualidade são feitas juntamente a críticas ao racismo enquanto retratada a realidade da classe média baixa da cidade. Amplamente abraçada pelo espectador estadunidense, não deixa a desejar em forma e conteúdo, apropriando-se do humor ácido para abordar temáticas pertinentes do cotidiano que se assemelha, em partes, ao brasileiro em termos de transfobia e violência policial.

bottom of page