Memes importam? Como o filme do Minecraft se tornou um sucesso absoluto
- Raphael Adans
- há 6 dias
- 7 min de leitura

Muitos podem argumentar que Um Filme Minecraft tinha uma perspectiva de sucesso garantido, visto que estamos falando de um dos jogos mais populares da história dos videogames e, possivelmente, um dos mais relevantes da cultura pop. Contudo, isso não é necessariamente verdade, visto que temos muitas outras franquias de peso que nem sempre conseguem florescer nos mercados. Claro, o fato de ser Minecraft trouxe muitos pais que queriam ocupar seus filhos para ver o filme nos cinemas. O marketing do filme também foi muito pesado, sendo provável que você já tenha visto algum pôster do filme em algum lugar ou até mesmo tenha pegado alguma comida no McDonald’s [1] cuja embalagem estava estampada com a propaganda do filme. Mas o que eu quero destacar é que o maior elemento de marketing, que foi essencial para o sucesso da obra, não foram os milhões de dólares investidos, mas sim uma campanha orgânica de memes na internet [2].
O primeiro anúncio do filme foi feito em 2014, quando o criador do jogo, Markus Persson, revelou que uma produção audiovisual estava em negociações com a Warner Bros [3]. A partir desse dia, os fãs da época estavam cheios de esperança de ver algo do jogo nos cinemas, principalmente pelo fato de que o jogo estava em sua época de ouro, com infinitos vídeos de diferentes YouTubers sendo lançados todos os dias e o hype ao redor do jogo em alta. No entanto, esse projeto foi sendo adiado com o passar dos anos, e os sinais que eram passados indicavam que o filme havia sido cancelado [4].
Mas você sabia que, antes do filme atual, já existia um produto audiovisual de Minecraft? Não era exatamente um filme, mas uma série de animação interativa, no estilo point and click, que contava uma narrativa épica sobre o jogo [5]. Essa série começou em 2015 e, desde então, supria o desejo dos fãs da franquia de ter algo do jogo para assistir na TV. Ela conseguia contar a história do jogo — além de extrapolações dela — com um teor mais aventureiro e menos cômico. Ou seja, conseguia suprir aquele vazio existencial causado pelas sucessivas sinalizações de abandono do filme anunciado em 2014. Com o fim de Story Mode, os jogadores estavam insatisfeitos com a falta de novos produtos similares para consumo, principalmente de uma franquia tão gigante quanto o jogo quadrado.
Tudo mudou em 2022, quando foi reportado que o filme seria dirigido por Jared Hess e teria Jason Momoa como um dos atores principais [6]. As esperanças aumentaram, mas as controvérsias foram mais fortes quando, logo no anúncio oficial do filme, foi revelado que a obra seria no formato live-action. Nesse ponto, as expectativas eram de que tudo ficaria muito “tosco” [7]. Como poderiam fazer um filme live-action de um jogo baseado em figuras e personagens quadrados? Como iriam mostrar um ser humano colocando instantaneamente blocos de 1m² em um lugar? Depois disso, novos atores começaram a ser revelados, sendo um deles o famoso Jack Black [8].
Mas o ceticismo continuou, principalmente até o primeiro trailer ser apresentado. Um visual chamativo, falas e cenas cheias de vergonha alheia e bobagens, interações de humanos com seres totalmente irreais e, principalmente, a última cena da propaganda. Nessa cena, Jack Black anuncia: “I [pausa dramática] am Steve!”. Essa simples enunciação ancorou as expectativas da maior parte do público, que agora esperava um filme “tosco” e que não honraria tanto as aventuras que o jogo poderia apresentar.
O que restou para o público foi satirizar aquilo que foi apresentado e, a partir desse dia, milhares de memes surgiram sobre o filme [9]. O uso do elemento “vergonha alheia” — ou, para os mais gringos, cringe — foi o que motivou a maior parte dessas mídias. Como elas entraram em circulação em massa na internet, muitas pessoas acabaram descobrindo a existência do filme. O público aguardava ansiosamente por novos pedaços do filme, dado que o primeiro apresentado foi um presente para a comunidade de comédia da web. Assim, conforme novos trailers foram sendo lançados, novas frases cringes foram acolhidas pelos internautas [10].
Os vídeos consistem em pequenos trechos das frases, repetidos várias vezes e em diferentes velocidades, o que fez com que os consumidores dos memes memorizassem cada uma delas e as achassem muito engraçadas. No caso, esse público consiste em milhões de pessoas, que acumulam centenas de milhões de visualizações em redes sociais de vídeos curtos, como Instagram e TikTok. Com isso, o efeito gerado pela infame frase “I am Steve” cresceu exponencialmente, e muitos jovens estavam ainda mais ansiosos para consumir a obra, sabendo que seria uma experiência tecnicamente medíocre.
O marketing do filme entendeu, desde seu início, essa dinâmica, assim como a própria obra. O filme do Minecraft nunca teve a intenção de inovar a história do cinema, ser um novo Cidadão Kane, mas sim apenas ser bobo [11]. Até porque, como Minecraft, um jogo infantil baseado em cubos, poderia ou deveria ser levado a sério? Essa foi a fórmula do sucesso: uma campanha midiática orgânica, que levou o filme a ser conhecido e ter uma forte adesão nas salas de cinema.
Os resultados são claros: o filme Minecraft quebrou recordes de bilheteria ao registrar o maior total de estreia de fim de semana já alcançado por uma adaptação de videogame [12]. A obra também já arrecadou cerca de US$ 300 milhões globalmente em menos de uma semana de lançamento [13]. Claro, o efeito manada tende a levar mais pessoas aos cinemas com o passar do tempo, ainda mais com a quantidade de memes e críticas sobre o filme circulando online.
Em geral, era o que todos esperavam: o filme não é tecnicamente bom, mas é até divertido [14]. Ridículo como se prometia, assim como leve. O que mais chocou nessa semana de lançamento, no entanto, não foi a qualidade da obra, mas sim as reações do público ao ouvir justamente as frases que lhes eram marteladas por meses a fio pelos memes. Quando se ouvia “I am Steve” ou “Chicken Jockey”, as reações nas salas de cinema eram comparáveis àquelas famosas da época do filme Vingadores: Ultimato [15]. Em um caso, a polícia americana foi acionada a fim de intervir nas reações exageradas, que espalharam pipoca e bebidas por toda a sala, além de gerar um barulho impróprio para os cinemas [16].
Portanto, é possível ver que o sucesso absoluto do filme Minecraft deriva de um amálgama de motivos, mas um dos principais é a forte difusão de memes. É interessante notar que essas formas de mídia rápidas e rasas são capazes de moldar percepções e impulsionar o sucesso ou fracasso de uma obra. Para isso, é necessário analisar se aquele produto possui uma base sólida de fãs, já que filmes que não tinham essa base, mas tiveram muitos memes envolvidos, como Morbius, fracassaram em todos os aspectos. Memes podem amplificar o sucesso ou destacar um fracasso, mas sozinhos não criam interesse onde não há uma base sólida.
Claro, se o filme fosse inteiramente ruim, não divertisse, entre outros aspectos, provavelmente o resultado seria diferente. Mas será mesmo? Sendo “tosco” ou não, os executivos da Warner Bros não ligam, visto que o filme trouxe muito dinheiro para os bolsos deles. Foi uma aposta contra a maré, onde tudo apontava para um fracasso monumental, mas que conseguiu dar a volta por cima.
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Matheus. Minecraft chega ao McDonald's Brasil em abril. GKPB, 20 mar. 2025. Disponível em: https://gkpb.com.br/176877/minecraft-mcdonalds-brasil/. Acesso em: 7 abr. 2025.
VARIETY. ‘Minecraft’ Movie Levels Up Box Office With Blockbuster Opening. 2025. Disponível em: https://variety.com/2025/film/box-office/minecraft-movie-box-office-success-blockbuster-1236361148/. Acesso em: 7 abr. 2025.
SARKAR, Samit. Minecraft movie in development at Warner Bros.. Polygon, 27 fev. 2014. Disponível em: https://www.polygon.com/2014/2/27/5454788/minecraft-movie-warner-bros. Acesso em: 7 abr. 2025
MINECRAFT_WARRIOR. The Minecraft Movie was cancelled and it's never coming out. Reddit, r/FanTheories, 19 mar. 2022. Disponível em: https://www.reddit.com/r/FanTheories/comments/ti1561/the_minecraft_movie_was_cancelled_and_its_never/. Acesso em: 7 abr. 2025.
WIKIPEDIA. Minecraft: Story Mode. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Minecraft:_Story_Mode. Acesso em: 7 abr. 2025.
MINECRAFT WIKI. A Minecraft Movie. Disponível em: https://minecraft.wiki/w/A_Minecraft_Movie. Acesso em: 7 abr. 2025.
DI PLACIDO, Dani. The Backlash Against Jack Black's 'Minecraft' Movie, Explained. Forbes, 4 set. 2024. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/danidiplacido/2024/09/04/the-backlash-against-the-official-minecraft-movie-explained/. Acesso em: 7 abr. 2025.
HAMMANN, Joseph. A Minecraft Movie’s Trailer Came Out and People are Mad. Xavier Newswire, 11 set. 2024. Disponível em: https://xaviernewswire.com/2024/09/11/a-minecraft-movies-trailer-came-out-and-people-are-mad/. Acesso em: 7 abr. 2025.
CHALK, Andy. The first Minecraft movie trailer is here, and now I'm thinking the Borderlands film might not be the worst thing to happen to cinema in 2024. PC Gamer, 4 set. 2024. Disponível em: https://www.pcgamer.com/movies-tv/the-first-minecraft-movie-trailer-is-here-and-now-im-thinking-the-borderlands-film-might-not-be-the-worst-thing-to-happen-to-cinema-in-2024/. Acesso em: 7 abr. 2025.
FANDANGO. Jack Black confirma que interpretará Steve no novo filme de Minecraft. Facebook, 2024. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=6990219374416060. Acesso em: 7 abr. 2025.
CARRY, Owen. What Is The 'I Am Steve' Meme? Jack Black's Viral 'Minecraft Movie' Scene Explained. Know Your Meme, 5 set. 2024. Disponível em: https://knowyourmeme.com/editorials/guides/what-is-the-i-am-steve-meme-jack-blacks-viral-minecraft-movie-scene-explained. Acesso em: 7 abr. 2025.
VETZ. Best Minecraft Movie Quotes Ranked. YouTube, 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bpVQ2mSyZKM. Acesso em: 7 abr. 2025. officialzlpha. What Happens When Lava Meets Chicken in Minecraft. TikTok, 2025. Disponível em: https://www.tiktok.com/@officialzlpha/video/7488851575222340886. Acesso em: 7 abr. 2025. welchjuices. Top 10 Minecraft Movie Quotes Ranked. TikTok, 2025. Disponível em: https://www.tiktok.com/@welchjuices/video/7485848374499937582. Acesso em: 7 abr. 2025. freddieheheheha. Exploring the Exciting World of the Minecraft Movie. TikTok, 2025. Disponível em: https://www.tiktok.com/@freddieheheheha/video/7484837018229280006. Acesso em: 7 abr. 2025.
G1. 'Um filme Minecraft' é bobo, colorido e não se leva a sério, assim como o game; G1 Já Viu. G1, 3 abr. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/g1-ja-viu/noticia/2025/04/03/um-filme-minecraft-e-bobo-colorido-e-nao-se-leva-a-serio-assim-como-o-game-g1-ja-viu.ghtml. Acesso em: 7 abr. 2025
PULVER, Andrew. A Minecraft Movie breaks records to become highest opening video game movie of all time. The Guardian, 7 abr. 2025. Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2025/apr/07/a-minecraft-movie-breaks-box-office-records. Acesso em: 7 abr. 2025.
IGN. A Minecraft Movie Leapfrogs The Super Mario Bros. Movie With Biggest Domestic Box Office Debut in History for a Video Game Adaptation. 2025. Disponível em: https://www.ign.com/articles/a-minecraft-movie-leapfrogs-the-super-mario-bros-movie-with-biggest-domestic-box-office-debut-in-history-for-a-video-game-adaptation. Acesso em: 7 abr. 2025.
GAUR, Ryan. ‘A Minecraft Movie’ Review – Horrible in the Most Boring Way Possible. DiscussingFilm, 2 abr. 2025. Disponível em: https://discussingfilm.net/2025/04/02/a-minecraft-movie-review-jack-black/. Acesso em: 7 abr. 2025.SCREEN RANT. A Minecraft Movie Review: Shallow Story & Characters Aside, I Can't.... Screen Rant, 2 abr. 2025. Disponível em: https://screenrant.com/a-minecraft-movie-review/. Acesso em: 7 abr. 2025.DARGIS, Manohla. ‘A Minecraft Movie’ Review: Building Blocks and Stumbling Blocks. The New York Times, 2 abr. 2025. Disponível em: https://www.nytimes.com/2025/04/02/movies/a-minecraft-movie-review.html. Acesso em: 7 abr. 2025.
YIN-POOLE, Wesley. A Minecraft Movie Sparks Chaos in Theaters, 'CHICKEN JOCKEY!' Screams, and Even Reports of Cops Being Called. IGN, 7 abr. 2025. Disponível em: https://www.ign.com/articles/a-minecraft-movie-sparks-chaos-in-theaters-chicken-jockey-screams-and-even-reports-of-cops-being-called. Acesso em: 7 abr. 2025.
CHILTON, Louis. Minecraft movie prompts ‘annoying’ cinema trend that viewers claim is ‘ruining’ the film. The Independent, 6 abr. 2025. Disponível em: https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/films/news/minecraft-movie-cheering-video-jack-black-cinema-b2728285.html. Acesso em: 7 abr. 2025.
HOURLY_SHITPOST. [Vídeo]. X, 09 abr. 2025. Disponível em: https://x.com/hourly_shitpost/status/1909985482466877602. Acesso em: 10 abr. 2025.
YAHOO! ENTERTAINMENT. A Minecraft Movie: Police Intervenes as Viral TikTok Trend Causes Mayhem in Theaters. 7 abr. 2025. Disponível em: https://www.yahoo.com/entertainment/minecraft-movie-police-intervenes-viral-120000214.html. Acesso em: 7 abr. 2025.
Autor: Raphael Adans
Revisão: Artur Santilli e Ana Carolina Clauss
Capa: Hollywood Reporter
Comments