A jornada de “Besouro Azul” nos cinemas foi tão decepcionante quanto o esperado. Encaminhando-se para a sua quarta semana em cartaz, a produção se classifica como o sétimo filme consecutivo do Universo Estendido DC (DCEU) a gerar prejuízo. Previsto para encerrar a sua trajetória nas telonas com uma bilheteria devastadora, superando – por muito pouco – os $100 milhões de dólares mundialmente, é o maior fracasso até então.
Os motivos para explicar esse cenário são numerosos. Maya Phillips, do The New York Times, escreveu que o longa “oferece uma narrativa de fórmula”, marcada pela previsibilidade dos acontecimentos e com as mesmas facetas de todo filme de herói – o jovem que ganha poderes indesejados que mudam sua vida completamente, além da dinâmica de poder versus amor, com uma reviravolta no clímax da história.
Apesar disso, a principal – e possivelmente a única – diferença entre essa produção e as suas predecessoras foi o protagonismo latino, que refletiu na demografia da audiência: segundo o Deadline, 39% do público estadunidense no final de semana de lançamento era hispânico, uma proporção maior à usual (essa porcentagem na abertura de Adão Negro foi de 26%, por exemplo), além de o México e o Brasil terem sido os mercados internacionais mais lucrativos na estreia.
Porém, esses impactos positivos não foram o suficiente para superar o fato de que os filmes de herói no geral perderam popularidade nos últimos anos: em 2018, quatro filmes do gênero arrecadaram bilheterias bilionárias, enquanto em 2022, nenhum chegou a alcançar o marco. “Filmes de super-heróis agora mais parecem ter um passado do que um futuro. Estão esgotados, assim como seus expectadores”, afirma Nicholas Barber, da BBC News.
Apesar das bilheterias abaixo do normal de produções recentes da concorrente Marvel Studios como “Eternos” e “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” não terem significado perdas financeiras para a Disney, essas ainda estabeleceram um curso incerto para o futuro da categoria.
Para o DCEU, tudo começou a desmoronar com o lançamento de “Aves de Rapina” em 2020 – o primeiro da sequência de fiascos – seguido por “Mulher Maravilha: 1984”, “Esquadrão Suicida”, “Adão Negro”, “Shazam! Fúria dos Deuses”, “The Flash”, e, finalmente, “Besouro Azul”.
Graham Armstrong, autor do site Medium, afirma que algumas das razões disso são a falta de coesão entre os filmes e a introdução contínua de novos personagens, ou seja, uma “produção apressada nos esforços de replicar o sucesso da Marvel”.
Somando a essas circunstâncias desfavoráveis, a obra já condenada ao fracasso teve seu lançamento prejudicado pelo início da greve dos atores e dos roteiristas de Hollywood. O Writers Guild of America e o Screen Actors Guild (SAG-Aftra) entraram em greve em maio e julho deste ano, respectivamente, após desentendimentos com o sindicato patronal Alliance of Motion Picture and Television Producers.
Como resultado, alguns estúdios adiaram a estreia de suas produções cinematográficas, dado que, enquanto durar a greve, não é permitido que atores participem da promoção de filmes não autorizados pelo sindicato. Entretanto, a Warner Bros. Pictures manteve a data de “Besouro Azul”, e consequentemente, as estrelas Xolo Maridueña e Bruna Marquezine foram proibidas de postar sobre o longa nas redes sociais e não houve eventos oficiais para alavancar a bilheteria.
Esse conjunto de infortúnios significou o fracasso do novo longa, e ao que as estatísticas indicam, provavelmente não será a última baixa da DC – ou do gênero dos filmes de super-heróis como um todo. Porém, não há indicativos que o próximo lançamento do DCEU, “Aquaman: O Reino Perdido”, será postergado, estando previsto para entrar nos cinemas no Natal deste ano.
Autoria: Gabrielle Park
Revisão: Gabriela Veit Barreto e Artur Santilli
Capa: Divulgação/Warner Bros. / Pipoca Moderna
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REFERÊNCIAS:
[1]: PHILLIPS, Maya. ‘Blue Beetle’ Review: A Hero Story That’s All in the Family. The New York Times, Nova Iorque, agosto de 2023. Disponível em:
[2]: ARMSTRONG, Graham. Why the DCEU Failed: A Look at the Missteps of DC's Cinematic Universe. Medium, março de 2023. Disponível em:
[3]: TARTAGLIONE, Nancy. ‘Oppenheimer’ Rises To $718M Global, ‘Barbie’ Basks In $1.28B, ‘Meg 2’ Chomps Past $300M; ‘Blue Beetle’ Scurries To $18M Overseas Start – International Box. Deadline, agosto de 2023. Disponível em:
[4]: BARBER, Nicholas. Superhero films: Is this the end of the road?. BBC News, março de 2023. Disponível em:
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