top of page

O MUNDO TEM UM NOVO CAMPEÃO MUNDIAL DE XADREZ

O chinês Ding Liren é o mais novo campeão mundial de xadrez após vencer o russo Ian Nepomniachtchi nas partidas celebradas em Astana, Cazaquistão. Pela primeira vez em 10 anos, o norueguês e número 1 do mundo em rating Magnus Carlsen não é campeão do mundo. Em uma partida com um número incomum de vitórias dos dois lados, o agregado de partidas clássicas ficou empatado em 7 a 7 com 3 vitórias para cada e 8 empates. Cada vitória dá um ponto ao vencedor e zero ao perdedor, e cada empate meio ponto para cada. Isso levou ao desempate em partidas rápidas, em que o chinês ganhou por 2,5 a 1,5, após 4 partidas.

O match, como é chamado o conjunto de partidas que formam o resultado, entre os dois veio após Carlsen desistir de defender o título mundial após uma longa sequência de vitórias depois de destronar o indiano Viswanathan Anand em 2013. Ian Nepomniachtchi, que havia perdido o título para o norueguês em 2021, venceu o torneio de candidatos e se classificou para o mundial deste ano. Já o outro lugar para a disputa do mundial, que seria do campeão da edição passada, foi dado a Ding Liren após ter se classificado em segundo lugar no torneio de candidatos. Sua passagem pelas classificatórias para o mundial se deu por conta de seu rating, que, na época, era o segundo maior do mundo.


O xadrez chinês tem muito a comemorar este ano. O Grande Mestre Ding Liren é o primeiro campeão mundial de xadrez clássico em torneio aberto, que permite a participação de homens e mulheres. Além da estreia da China nessa modalidade, a atual campeã mundial de xadrez feminino é a, também chinesa, Grande Mestre Ju Wenjun.


A vitória do chinês era improvável nessa altura do campeonato. Ding Liren jogava de pretas contra a abertura Anti-Marshall de Nepomniachtchi, que o russo demonstrou dominar nesse torneio. Neste ano, nenhum jogador havia ganhado de pretas no campeonato até então. Mas como o chinês bem disse no final das partidas: “as peças brancas nem sempre são vantajosas.”


Era ainda mais improvável considerando o desempenho inicial do chinês no campeonato. Perdeu logo na segunda partida. Em outra, teve uma posição ganha, e não encontrou o lance vencedor, o que levou ao empate. Paralisou em outra partida e deixou seu tempo quase acabar, e, em seguida, abandonou a partida. Mas, aos poucos, melhorou e conseguiu empatar o match na décima segunda partida de clássicas, resultado que o permitiu seguir no embate.

Durante as partidas de desempate, no ritmo rápido com 25 minutos para cada jogador, houve empate nas três primeiras. Na quarta e decisiva, o novo campeão do mundo conseguiu a vitória.


Após ter sacrificado dois peões para conseguir uma posição levemente vantajosa e que demandava atenção, Ding Liren contou com uma imprecisão de seu adversário para garantir a vitória no mundial. Faltando 27 segundos no relógio, o russo jogou o lance Dc7, no lugar de Bxg7 ou h5, que lhe garantiriam o empate, e se viu forçado a abandonar a partida poucos lances depois, após perceber que a posição já estava perdida.


O cenário visto após o fim das partidas eram lágrimas de alegria vindo do chinês, e uma cadeira vazia abandonada pelo russo, que levantou e deixou a sala logo após o abandono. Ding Liren leva para casa o prêmio de 1,1 milhão de euros e o russo, 900 mil. Sobre a vitória celebrada no dia 30 de abril, o atual campeão mundial disse: “Sinto que essa partida reflete a parte mais profunda da minha alma.”


Autoria: Gustavo Dias

Revisão: Anna Cecília Serrano e Laura Freitas

Imagem de capa: Maria Emelianova/Chess.com.

__________________________________________________________________

Bibliografia


Ding Liren: “Talvez Seja Preciso Esperar que Carlsen Fique Mais Velho”. Disponível em: <https://rafaelleitao.com/ding-liren-carlsen-velho/>. Acesso em: 5 maio. 2023.


FIDE World Chess Championship 2023. Disponível em: <https://www.chess.com/events/2023-fide-world-chess-championship>.


RODGERS (JACKRODGERS), J. Ding Liren Wins 2023 FIDE World Championship In Rapid Tiebreaks. Disponível em: <https://www.chess.com/news/view/fide-world-chess-championship-2023-tiebreak-ding-liren> . Acesso em: 5 maio. 2023.


Ding Liren Is The World Champion. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wPfZNqWzng8&ab_channel=ChessClips> . Acesso em: 5 maio. 2023





bottom of page