Para onde a direita vai? Entenda os desdobramentos do julgamento de Jair Bolsonaro.
- Índex Political Risk
- 10 de set.
- 5 min de leitura
Com o julgamento de Bolsonaro chegando ao fim, o desfecho mais provável é a condenação do ex-presidente. Com isso, além de sua inegibilidade, Bolsonaro será obrigado a apontar um sucessor, e corre o risco de ser condenado a até 43 anos de prisão em regime fechado. Apesar do tema ter recebido pesada cobertura midiática, pode ser difícil navegar pela onda de informações sendo publicadas e entender o que realmente vai mudar no mercado e no dia-a-dia. Por isso, hoje a Index tem a missão de analisar como esse julgamento histórico vai afetar o Brasil e o mundo.
Alguns efeitos imediatos do julgamento são o crescimento da popularidade de candidaturas menores da direita. Ao mesmo tempo, setores do centro que hoje dialogam com o governo buscam se acomodar frente ao eleitorado simpático ao ex-presidente, evitando desgaste político. Nesse contexto, a defesa da anistia ganha força como bandeira de governadores e parlamentares de destaque, que veem nessa pauta uma forma de atrair apoio popular. Por isso, um número significativamente maior de figuras públicas, como Romeu Zema (NOVO); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e Nikolas Ferreira (PL), participaram de atos pela anistia no feriado de 7 de setembro, para projetarem-se como simpatizantes da causa.
No governo atual, a decisão pode gerar atritos com setores do centro e da centro-direita. Para reduzir tensões, o presidente Lula tem buscado diálogo com as Forças Armadas e tende a adotar uma postura de cautela em relação ao caso. Na sexta-feira (05/09), o presidente teve, por sugestão do ministro da Defesa, um almoço com atuais e ex-comandantes das corporações. Em meio a condenação de oficiais de alta patente e o questionamento do Tribunal de Contas da União da possibilidade de militares expulsos receberem pensões, a base governista provavelmente buscará a manutenção de benefícios para o funcionalismo público em troca da solidificação da sua base política nos próximos meses – mesmo que isso pressione as contas públicas. Evitando desgastes desnecessários, é provável que o alto escalão do governo evite comentar sobre o julgamento, assim como Lula tem feito.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) percebe nisso uma oportunidade de unir o campo da direita como principal candidato para 2026. Por isso, articula no Congresso para que a anistia seja pautada, mesmo que o Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), se demonstrem contrários ao projeto, e também para que o eleitorado bolsonarista o perceba como uma possibilidade de voto. Tarcísio almeja evitar choques com o STF no futuro, e ao seguir uma postura mais moderada dentro do campo da direita também atrai deputados e senadores que não têm um posicionamento político fixo para sua futura base. Embora a maioria dos políticos à direita prometam anistia para Bolsonaro quando forem eleitos, nenhum tem uma base tão ampla como Tarcísio, tornando-o o candidato ideal para concorrer em 2026. Ao articular a anistia, Tarcísio também se projeta como aliado de Trump, angariando apoio internacional para sua candidatura, além de se oferecer como uma porta de saída para as sanções impostas pelo presidente americano. Caso consiga aliviar eventuais sanções americanas, Tarcísio ainda abriria espaço para atrair investimentos, fortalecendo seu perfil como presidenciável para 2026. Assim, o possível candidato conseguiria aumentar ainda mais sua base de apoio, entre políticos do “centrão” e eleitores afetados diretamente pela medida de Trump.
Com a impossibilidade de Bolsonaro concorrer às eleições, a postura de Tarcísio de tentar agregar setores bolsonaristas e moderados clareia o campo da direita, que agora aparenta tê-lo como candidato definitivo para as eleições de 2026. Para manter-se como opção viável para a centro-direita e direita simultaneamente, Tarcísio deverá equilibrar a radicalização de discursos, como o de 7 de setembro, com estratégias de campanha moderadas para se organizar para as eleições. Por outro lado, a esquerda petista terá de reorganizar sua estratégia e capitalizar na prisão de Bolsonaro para aumentar o apoio a Lula no curto prazo, enquanto buscam novas medidas que permitam um crescimento sustentado na popularidade que independem de embates com Bolsonaro ou Trump.
O que a Index prevê?
Tarcísio de Freitas se tornará o candidato da direita para 2026, com grandes chances de se tornar uma figura centralizadora no campo pela sua ampla base de apoio e rejeição generalizada ao governo Lula, apesar de pesquisas recentes concederem empate técnico ao atual presidente. Tarcísio e a direita bolsonarista irão martirizar o ex-presidente para angariar apoio para eleições estaduais e federais;
Lula e a esquerda se aproveitarão do julgamento de Bolsonaro para aumentar aprovação, posicionando-se como “defensores da democracia”, possivelmente alinhando-se à retórica sobre soberania;
Os cortes de benefícios fiscais anteriormente previstos, à exemplo das mudanças nas pensões dos militares e outros funcionários públicos, serão postergados com a tentativa do governo de manter sua base de apoio coesa, apesar de potenciais danos às finanças públicas;
Mesmo com a ausência de manifestações públicas de Trump ou de órgãos oficiais do governo americano, é de se esperar uma condenação pública do julgamento de Bolsonaro e, em última instância, sanções individuais adicionais.
Assine a nossa newsletter semanal e receba análises sucintas e diretas sobre os fatos que moldam o cenário político e social. Não perca os principais acontecimentos da semana! Faça a sua inscrição através do link: https://www.indexfgv.com/
Referências:
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. TSE declara inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder no Bicentenário da Independência. 27 out. 2023. Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Outubro/tse-declara-inelegiveis-bolsonaro-e-braga-netto-por-abuso-de-poder-no-bicentenario-da-independencia.
CBN. Lula ignora julgamento contra Bolsonaro e vai a velório de Mino Carta. 2 set. 2025. Disponível em: https://cbn.globo.com/politica/noticia/2025/09/02/lula-ignora-julgamento-contra-bolsonaro-e-vai-a-velorio-de-mino-carta.ghtml.
CNN Brasil. Tarcísio, Warren Day, tarifação EUA. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/tarcisio-warren-day-tarifaco-eua/#goog_rewarded.
CNN Brasil. Análise: Tarcísio fala como candidato em ato da direita na Av. Paulista. 7 set. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/analise-tarcisio-fala-como-candidato-em-ato-da-direita-na-av-paulista/.
ESTADÃO. Famílias de militares punidos até por crime têm direito a pensão; saiba como funciona. 2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/familias-de-militares-punidos-ate-por-crime-tem-direito-a-pensao-saiba-como-funciona.
G1. Anistia encontra resistência no Congresso mesmo após intensa pressão da oposição; entenda os motivos. 6 set. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/06/anistia-encontra-resistencia-no-congresso-mesmo-apos-intensa-pressao-da-oposicao-entenda-os-motivos.ghtml.
G1. Lula almoça nesta sexta com atuais e ex-comandantes das Forças Armadas. 5 set. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/05/lula-almoca-nesta-sexta-com-atuais-e-ex-comandantes-das-forcas-armadas.ghtml
G1. Oposição aposta em Tarcísio para aprovar anistia; governador tenta convencer Motta a pautar projeto. 1 set. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/01/oposicao-aposta-em-tarcisio-para-aprovar-anistia-governador-tenta-convencer-motta-a-pautar-projeto.ghtml.
O GLOBO. Tarcísio, Michelle, Ratinho Júnior, Nikolas: quem vai e quem não vai aos atos bolsonaristas no 7 de Setembro. 4 set. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/09/04/tarcisio-michelle-ratinho-junior-nikolas-quem-vai-e-quem-nao-vai-aos-atos-bolsonaristas-no-7-de-setembro.ghtml.
REUTERS. Bolsonaro trial: Brazil’s Supreme Court nears verdicts. 1 set. 2025. Disponível em: https://www.reuters.com/world/americas/bolsonaro-trial-brazils-supreme-court-nears-verdicts-2025-09-01.
VEJA. As dúvidas que ainda restam na reta final do julgamento de Bolsonaro no STF. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/as-duvidas-que-ainda-restam-na-reta-final-do-julgamento-de-bolsonaro-no-stf.
VEJA. Com Bolsonaro a caminho da condenação, Lula receberá militares no Planalto. Coluna Radar, por Robson Bonin. 4 set. 2025. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/com-bolsonaro-a-caminho-da-condenacao-lula-recebera-militares-no-planalto/
VERENICZ, Marina. AtlasIntel: Tarcísio tem aprovação de 53 % em SP; Lula é reprovado por maioria. InfoMoney, 08 set. 2025. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/politica/atlasintel-tarcisio-tem-aprovacao-de-53-em-sp-lula-e-reprovado-por-maioria/
Autoria: Guilherme Neto e Augusto Rodrigues
Revisão: Artur Santilli, Ana Clara Jabur e Mariana Haddad
Imagem de capa:







Comentários