URGENTE: FLÁVIO DINO VOTA PELA CONDENAÇÃO DE BOLSONARO
- Ornito Vargas
- 9 de set.
- 1 min de leitura
Após o voto do ministro relator Alexandre de Moraes, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento da trama golpista na sessão de hoje. O ministro Flávio Dino acompanhou o relator e votou pela condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes. O voto é o segundo na ordem de votação da Primeira Turma do STF, organizada por ordem de permanência no Tribunal.
Dino, no entanto, apontou para uma diferença entre as penas: "Em relação a Bolsonaro e Braga Netto, a culpabilidade é alta", completando que “As penas dos réus serão diferentes”.
O voto de Flávio Dino deixa o ex-presidente Jair Bolsonaro mais próximo de uma condenação. Para que isso ocorra, basta que a 1ª Turma do STF forme maioria, o que acontece quando se atinge o placar de 3 ministros votando no mesmo sentido. Ainda faltam os votos de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Fux, o próximo a votar, deve divergir ao menos em partes do relator do caso, Alexandre de Moraes. O ministro carioca foi o único a discordar de Moraes na imposição de medidas cautelares a Jair Bolsonaro.
Se condenado pela maioria da Turma, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode sofrer uma pena de até 43 anos de prisão.
Autoria: Reportagem Gazeta Vargas







Comentários