top of page

URGENTE: MORAES VOTA PELA CONDENAÇÃO DE BOLSONARO


Na manhã desta terça-feira (09), o Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros 7 réus acerca das acusações de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, entre outros crimes.


Com a retomada do julgamento, o ministro relator Alexandre de Moraes deu início a leitura de seu voto, concluindo pela condenação de Jair Bolsonaro pelos crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O relator apontou Bolsonaro como líder da trama golpista: "Sobre a liderança de Jair Messias Bolsonaro, é de se verificar que, durante o período de julho de 2021 até 8 de janeiro de 2023, essa organização criminosa, com divisão de tarefas de forma permanente e hierarquizada — o que caracteriza o crime de organização criminosa — praticou vários atos executórios".


Na conclusão de seu voto, reafirmou: "Jair Messias Bolsonaro exerceu a função de líder da estrutura criminosa e recebeu ampla contribuição de integrantes do governo federal e das Forças Armadas, utilizando-se da estrutura do Estado brasileiro para a implementação de seu projeto autoritário de poder, conforme fartamente demonstrado nos autos".


O voto de Alexandre de Moraes é o primeiro da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que conta também com a participação dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. 


Se condenado pela maioria da Turma, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode sofrer uma pena de até 43 anos de prisão.


Autoria: Reportagem Gazeta Vargas


Comentários


bottom of page